Como poupar água

Image

 

Por um lado, as temperaturas têm atingido valores máximos. Por outro, vivemos períodos de seca sem precedentes em milénios. Consequentemente, a água é um recurso cada vez mais escasso e precisamos de a poupar. Afinal, as previsões é que a situação se agrave nos anos vindouros. Por isso, neste artigo vai ficar a saber algumas dicas para poupar água, além daquele cliché de, por exemplo, fechar a torneira enquanto se lavam os dentes.

O problema:

Apesar de sabermos que a água é um bem escasso, os portugueses gastam muito mais do que o recomendado pela ONU. Enquanto que as Nações Unidas recomendam gastar, no máximo, 110 litros por dia, em 2020 os portugueses gastaram, em média, 187 litros por dia. Só por aqui ficamos a saber que há muitos sítios em que podemos poupar água.

A boa notícia:

Além de estar a contribuir positivamente para o meio ambiente, estará a poupar dinheiro. Feitas as contas, a poupança de água é um hábito muito fácil de estabelecer. No entanto, para começar deve saber quanta água já gasta. Para isso, existem simuladores online que o ajudam a ter uma ideia. Depois disso, é meter mãos à obra e poupar na conta de água no final do mês.

Onde se gasta mais água em casa:

Para começar a poupar, deve primeiro identificar os principais focos de consumo de água. Abaixo poderá vê-los.

Média do Consumo de Água:

  • Tomar um banho: Cerca de 250 litros de água para encher a banheira até acima.
  • Tomar um duche: 9 litros de água por minuto. Isto quer dizer que em 15 minutos gasta 130 litros.
  • Lavar a louça à mão: Cerca de 100 litros.
  • Máquina de lavar louça em modo eco: Cerca de 50 litros por lavagem.
  • Puxar o autoclismo: Entre 8 a 10 litros por descarga.
  • Lavar o carro à mão: Até 500 litros de água.
  • Lavar os dentes: 12 litros de água, se não fecharmos a torneira.

A maioria das pessoas fica espantada com estes consumos elevados de água, principalmente quando pensamos que em 2040 vamos ter de viver com 25 litros de água por dia, por pessoa.  Por isso, temos de, de uma forma ou de outra, nos ir habituando.

 

Os conselhos propriamente ditos:

  • Instale chuveiros e torneiras com sistemas de regulação de caudal de água. Esta simples medida pode reduzir o seu consumo em até 50%, dependendo do equipamento instalado.
  • Lave a fruta e os legumes num alguidar. Só com isto, poupa até 10 litros de água por utilização.
  • Não descongele a comida em água a correr. Neste caso, não só desperdiça água como põe em risco a sua saúde. Tanto a descongelação em água a correr como a no micro-ondas são propícias à proliferação de bactérias. Deve, por isso, descongelar os seus produtos no frigorífico.
  • Verifique o estado das canalizações periodicamente. Apesar de poder passar despercebida, uma fuga pode causar um prejuízo enorme. Por exemplo, uma torneira que pingue apenas 10 gotas por minuto acaba por lhe consumir 2000 litros por ano.
  • Reutilize a água de cozer os ovos e da massa, por exemplo, para regar as plantas de sua casa.
  • Use autoclismos com sistemas de poupança de água. Enquanto que um sistema normal gasta entre 8 a 10 litros de água por descarga, um sistema mais eficiente usa apenas 3 a 6 litros.
  • Use sempre a carga máxima das máquinas de lavar e da roupa.
  • Racionalize as regas. Se tiver um jardim, pondere usar o sistema de rega gota a gota. Se não quiser, tem a opção dos sistemas inteligentes, que analisam o risco de chuva. Deste modo, apenas fornecem água quando as suas plantas realmente precisam.

Conclusão:

É um dever de todos cuidar do nosso planeta, a nossa Casa Comum com a Natureza. Poupar a água não é só algo economicamente positivo: é o nosso dever para com o Planeta e a sua preservação. Como já vimos, as fugas de água são um dos grandes focos de desperdício. A pensar em si, o Seguro Casa SEPTOR inclui, entre outros serviços, o envio de profissionais a casa para pequenas garantias. Uma garantia, de resto, muito útil! (Se ficou interessado, não hesite em contactar-nos!)

Conheça o Seguro Casa

Seguro Casa, o seu seguro Multirriscos para Proteção dos seus bens a partir de 2,50€ /mês para o seu recheio ou 5,00€/mês para o Edifício.

Image
Author
Equipa Septor
Publicado a
18 de Agosto, 2022
Tempo de Leitura
4 minutos
Partilhar