Os seguros que não precisa

Image

Hoje em dia, as taxas de juro e a inflação estão altas e, para o mal dos nossos pecados, não dão sinais de nos deixarem em paz. Como os rendimentos vão encolhendo, nós, portugueses, temos de arranjar maneira de poupar como podemos. Felizmente, existem seguros dos quais podemos, aliás, devemos abdicar. Neste artigo, vai ficar a conhecer quais.

O objetivo dos seguros:

No entanto, antes disso, é preciso perceber o propósito dos seguros. Às vezes, pode parecer-nos que são um inconveniente legal para andarmos com o carro na estrada, por exemplo, mas a verdade é que são muito mais do que isso. Quer a nível pessoal, quer a nível empresarial, o objetivo dos seguros é protegê-lo de situações de catástrofe económica. Isto pode significar, para uns, perder a casa num incêndio ou, para outros, ser diagnosticado com um cancro que obriga a ficar em casa por uns tempos. Em todo o caso, se os seguros não o protegem de uma catástrofe ou se, pior o metem um bocado mais perto do abismo, a verdade é que deve abdicar deles. Assim sendo, existem duas categorias de seguros de que deve abdicar:

  1. Os seguros que não o protegem

Por exemplo, quando vai comprar um eletrodoméstico para a sua casa, é muito frequente que lhe tentem vender um seguro. Às vezes, pode-nos parecer que dá jeito. No entanto, se pensarmos duas vezes, chegamos à conclusão que partir uma máquina de café ou o vidro de um telemóvel não seria um desastre total. Aliás, o mais provável é que pagar um vidro novo ou comprar uma nova máquina do café, embora incómodo, não vá impactar as nossas vidas de modo considerável. Caso isso não seja assim, se calhar deveria considerar adquirir um telemóvel ou uma máquina de café mais baratos.

  1. Os seguros que lhe saem caro

Por outro lado, há seguros que não o protegem o suficiente. Por exemplo, imagine que comprou o seguro de carro mais barato, mas num acidente partiu uma perna. O seu seguro não lhe vai pagar nada. No entanto, o seu prejuízo é bem real e bem penoso. Nestas situações, o ideal vai ser procurar um seguro que lhe ofereça uma maior proteção, antes de o azar lhe bater à porta.

Além disto, existem seguros que, simplesmente, são demasiado caros ou, pelo menos, mais caros do que o que deviam. Em vez de se resignar a um produto muito caro, deve comparar as ofertas de algumas seguradoras diferentes. Afinal pode manter as coberturas e, ao mesmo tempo, poupar uns trocos. Por isso mesmo, a equipa da SEPTOR trabalha com diferentes seguradoras para lhe garantir o melhor preço.

 

Em suma, existem alguns seguros dos quais nos devemos separar. Afinal, o objetivo é que durma mais descansado, e nunca o contrário! De qualquer modo, aconselhamos sempre a contactar um profissional, para se certificar que tem apenas os seguros necessários, ao melhor preço.

Author
Equipa Septor
Publicado a
13 de Maio, 2023
Tempo de Leitura
3 minutos
Partilhar