Psicologia Clínica
Psicologia Clínica
A situação atual:
Hoje em dia assistimos a uma crescente digitalização dos serviços, em especial os económicos, como os seguros. Cada vez vamos menos às lojas do nosso mediador para tratar dos nossos assuntos, e isso é cómodo e eficiente. Por isso, a SEPTOR tem apostado numa presença forte no mercado digital, de modo a acompanhar as necessidades dos clientes.
No entanto, estes processos nem sempre vêm puramente com vantagens. A verdade é que esta tendência tende a levar a um afastamento entre o mediador e o segurado. Então, os seguros passam a ser um contrato abstrato, por vezes, incómodo. Existe, aliás, o risco de o mediador se afastar das necessidades reais do cliente. Portanto, as relações humanas tendem a desaparecer na mediação de seguros.
Enquanto isso, vários fatores, como a COVID-19, a Guerra na Ucrânia e o crescente custo de vida estão a levar a moral dos Europeus a níveis excecionalmente baixos. Esta combinação ingrata de fatores levou a que, hoje, quase metade dos europeus estejam em alto risco de desenvolvimento de problemas relacionados com a saúde mental. Dentro destes, é de considerar que a maioria dos jovens europeus estão em risco de depressão. Pior: se o panorama europeu é amplamente preocupante, o caso português não é melhor. Portugal é o 5º país da União Europeia com maior prevalência de doenças mentais. Além disso, mais de um quinto dos portugueses tem uma doença mental neste momento.
A solução
Tomando isto em consideração e tendo notado que a saúde dos nossos clientes, espalhados por todo o país, se deteriorou com a pandemia, além de uma assinalável lacuna nas companhias de seguros no que concerne a serviços psicológicos, nós, a Equipa SEPTOR, decidimos ser pioneiros, abrindo um Departamento de Psicologia, tendo em vista a promoção da saúde mental dos nossos clientes, em especial os sinistrados. Para a realização deste projeto-piloto, elaboramos um Protocolo de Colaboração com a Ordem dos Psicólogos, o primeiro do tipo com uma empresa exclusivamente de Mediação de Seguros. Decidimos, ainda, atribuir 50 bolsas para os clientes mais necessitados em termos de apoio psicológico.
Objetivos:
Cremos que, com isto, seja possível reduzir o tempo médio das incapacidades temporárias para o trabalho, proporcionar melhor ajuste às limitações físicas, diminuir sintomatologia depressiva, de ansiedade e de stress e aumentar a motivação dos clientes. Ou seja, queremos reverter o processo de afastamento entre o cliente e o seu mediador. Queremos fornecer-lhe apoio necessário, útil e apropriado para a fase de vida que está a passar, por mais difícil que seja. Queremos cumprir o objetivo de sermos parceiros para a vida do cliente, oferecendo um serviço único, útil e diferenciado.