Como escolher pneus para a sua moto

Image

Os pneus de um motociclo são mais do que simples componentes do seu veículo, assumindo uma importância vital na sua proteção. No entanto, existem milhares de modelos de pneus de moto, sendo cada um concebido para diferentes tipos de piso, temperatura e estilo de condução. Por isso, escolher pneus para a sua moto pode ser uma tarefa complicada. Neste artigo, encontra aquilo que precisa de saber sobre pneus de motos.

A função dos pneus:

Os pneus são a única superfície de contacto do seu veículo com a estrada, que é numa faixa da largura de um cartão de crédito. Assim, toda a tração necessária para travar, acelerar ou curvar está precisamente nestes. Além disso, exercem uma função complementar à suspensão, uma vez que absorvem as irregularidades antes que os braços e os amortecedores intervenham.

Por outro lado, os pneus também comunicam aquilo que se passa durante a condução. Será que a direção está mais difícil ou diferente do habitual? Ao curvar e ao travar há uma sensação de peso? Nestas situações, é possível que os pneus estejam com falta de pressão. Sente vibrações ou oscilações? Nestas situações é possível que haja uma fuga de ar ou outra falha potencialmente perigosa.

Tipos de pneus:

A verdade é que a escolha tradicional entre um pneu mais duro para uma maior longevidade ou de um macio para uma maior aderência está mais do que ultrapassada. Além disso, destacamos que o tipo de pneu que escolhe não tem de estar necessariamente relacionado com o tipo de moto que conduz. Por isso, a primeira coisa a ter em conta quando está a escolher um pneu para o seu veículo é a variedade que existe no mercado, e saber adaptar o tipo de pneu ao tipo de utilização que lhe vai dar.

Pneus de moto para estrada:

Os pneus de moto para estrada são ideais para quem percorre longas distâncias no asfalto, com foco no conforto, aderência e estabilidade. O seu design está pensado para oferecer bom desempenho em curvas, travagens, assim como em diferentes condições de pavimento urbano ou rodoviário.

Pneus de moto para trail (dual sport):

Este tipo de pneus é recomendado para motociclistas que fazem percursos mistos entre estrada e caminhos de terra, gravilha ou lama. Com a sua estrutura robusta e a banda de rodagem com sulcos mais profundos garante boa tração em pisos irregulares, sem comprometer o desempenho em estrada. Aqui, existe a vantagem de o pneu ser mais durável, em virtude da maior profundidade dos rastos e da maior dureza.

Pneus de moto todo o terreno:

Se conduz em terrenos macios e irregulares, a sua prioridade deve ser garantir a estabilidade do veículo. Por isso, deve optar por pneus todo-o-terreno. As saliências apresentam uma forma de crescente, contribuindo para o controlo do veículo em terrenos acidentados.

Pneus para motos desportivas:

Para as motos de grande cilindrada, é recomendável optar por um tipo de pneu de alto desempenho. Nesse sentido, os pneus para motos desportivas combinam uma boa aderência para enfrentar curvas acentuadas de alta velocidade. Além disso, o material deste tipo de pneus não reduz o seu desempenho, mesmo quando a roda aquece demasiado. No entanto, este produto apresenta uma vida útil curta, pelo que deve ter isso em atenção e substituí-lo quando a profundidade dos rastos for inferior a 1 milímetro.

O que diz o fabricante?

É autoevidente que deve o tipo de pneus recomentado pelo fabricante. No entanto, não se deve limitar a seguir as recomendações de tamanho, velocidade e peso. Mas depois também deve considerar o tipo de borracha que os fabricantes recomendam para o modelo em questão (e adaptá-lo, naturalmente, ao estilo de condução que vai adotar).

A influência da temperatura:

Poucos graus de diferença são o suficiente para alterar seriamente o comportamento do seu veículo e até mesmo a sua segurança, nomeadamente ao nível da:

  • Travagem: a capacidade de travagem e aderência dos pneus altera conforme a temperatura, com menor eficiência de travagem em temperaturas demasiado baixas e demasiado altas;
  • Viragem: em curvas a alta velocidade, os pneus podem exceder os 100ºC, o que excede a temperatura em que estes funcionam de modo ótimo (a menos de 90ºC);
  • Elasticidade: temperaturas muito elevadas aumentam a elasticidade dos pneus, o que pode levar a deformações;
  • Pressão: a pressão dos pneus varia com a temperatura, podendo aumentar com o calor;
  • Aderência: a aderência aumenta com um pneu quente e diminui com um pneu frio (isto é, um pneu frio tem maiores hipóteses de deslizar e provocar acidentes em curvas);
  • Estabilidade: quando os pneus estão frios apresentam maior instabilidade;

A pressão dos pneus:

É fundamental manter uma pressão adequada nos pneus do seu motociclo. De facto, quanto esta está demasiado alta, os pneus perdem aderência e aumenta o risco de falha do pneu. Além disso, o conforto reduz e o desgaste dos pneus torna-se irregular. Por outro lado, a pressão demasiado baixa reduz o desempenho do seu veículo, provoca danos súbitos nos flancos dos pneus das motos, assim como aumenta o consumo de combustível.

Posto isto, é recomendável que verifique a pressão dos pneus da moto de 2 em 2 semanas. No entanto, se for um motociclista que faz muitos quilómetros todos os dias, aumente a regularidade.

Pneus radiais e pneus diagonais:

A diferença entre um pneu radial e um pneu diagonal reside na sua estrutura. Isto é, os pneus diagonais tendem a suportar mais carga e são mais resistentes a impactos, tornando-os mais indicados para motos pesadas ou para uso fora de estrada. Por outro lado, os pneus radiais oferecem melhor dissipação de calor, desgaste mais uniforme e maior estabilidade em alta velocidade. Assim, são mais adequados para motos de estrada ou desportivas.

Um pneu furou ou rebentou?

Se sofrer um furo, é preferível chamar uma assistência em viagem especializada, para garantir a sua máxima segurança. Lembre-se que um furo numa moto se pode revelar extremamente perigoso, e, caso opte por reparar o pneu, só o pode fazer nos 50% de área central do pneu e nunca nas extremidades. Além disso, deve assegurar-se que o pneu ainda possui rasto suficiente para poder receber o “taco” de reparação de forma segura.

 

Apesar de serem uma fração dos veículos em circulação, os motociclistas estão envolvidos numa percentagem desproporcional de mortes e de acidentes. Além disso, o número de acidentes envolvendo motociclos tem tido uma tendência crescente ao longo dos últimos anos. Por isso, proteja-se com a SEPTOR a partir de 3,25€/mês!

Conheça o Seguro Moto

Seguro de Moto, Simples e Fácil! Na Septor tem preços Desde 3,25€ / Mês! Seguro de Moto para todo o tipo de moto. Simule Já!

Image
Author
Equipa Septor
Publicado a
22 de Julho, 2025
Tempo de Leitura
6 minutos
Partilhar