Condução Defensiva: como a praticar
Se já perdeu mais pontos da carta de condução do que o que gostaria, aprender algumas técnicas de condução defensiva pode ser uma boa ideia. Continue a ler o artigo para descobrir a melhor forma de se manter em segurança e também como poupar combustível!
O que é a condução defensiva?
Segundo o IMT, o termo “condução defensiva” refere-se a conduzir de forma a prevenir, evitar e não provocar acidentes, independentemente das condições de circulação relativas à via, ao veículo ou meteorológicas, e quaisquer que sejam os comportamentos dos outros utentes, condutores e peões. Para tal, é fundamental ter uma atitude adequada e responsável na atividade de condução. Na verdade, é de nós próprios que provêm os maiores riscos, quer ao nível da nossa concentração, do nosso estado físico, do nosso caráter ou das nossas emoções.
Características de um condutor defensivo:
Um condutor defensivo deve ser capaz de reagir às circunstâncias que o rodeiam, evitando colisões e acidentes. Assim, é distinguido, essencialmente, pela forma como se comporta na estrada. Portanto, um condutor defensivo deve ser:
- Responsável: Em primeiro lugar, deve estar ciente dos riscos que corre em qualquer percurso em que conduz;
- Cuidadoso: Qualquer percurso deve ser tido como potencialmente perigoso, uma vez que há muitos fatores (como o comportamento dos outros utentes da via) que não conseguimos controlar;
- Pensada: Quando liga o carro, deve estabelecer uma estratégia e pensar bem naquilo que vai fazer. Fatores como a aderência ao piso, a visibilidade, o trânsito e as condições atmosféricas vão influenciar a sua condução.
Posicione-se corretamente:
A segurança na estrada, começa, em primeiro lugar, com a sua segurança dentro do seu veículo. Quando se senta no volante, deve colocar-se de forma a manter a concentração em todos os momentos. Para isso deve, por exemplo, ter acesso a todos os manípulos essenciais, e encostar o corpo no banco a um ângulo de cerca de 90 graus. Além disso, deve certificar-se que todos os condutores usam o cinto de segurança antes de iniciar a marcha e garantir que o sistema de retenção (cadeirinhas) das crianças está corretamente posicionado.
Procure sinais de perigo:
Quando circula na estrada, é fundamental manter-se atento a todos os sinais de perigo. Por exemplo, quando se aproxima de zonas mais movimentadas, como os postos de combustível, deve redobrar a sua atenção. Outras situações em que deve ter mais atenção são nos cruzamentos e nas estradas com várias vias de trânsito. No que respeita a vigiar os perigos na estrada, também deve:
- Verifique os retrovisores frequentemente: a cada cinco segundos, quando existe muito trânsito, deve verificar os retrovisores para ver se existe algum perigo que outros utilizadores da via possam constituir;
- Mantenha uma distância de segurança que lhe permita parar no espaço livre e visível à sua frente. Além disso, mantenha a distância lateral adequada para evitar acidentes;
- Procure sinais de condução agressiva ou de distração nos outros condutores e desenvolva técnicas que o ajudem a acalmar em situações de stress na estrada.
- Ceder a prioridade sempre que devido e estar preparado para mudanças súbitas de direção por parte de outros veículos (muitas vezes, sem a sinalização adequada).
Prepare a sua viagem de carro:
O planeamento correto é a chave de uma condução adequada. Independentemente de a sua viagem ser curta, média ou longa, deve preparar-se adequadamente.
Antes da viagem:
Antes de começar a viagem, verifique o estado do veículo, o trânsito, as condições atmosféricas e estude o percurso, prevendo alternativas em caso de tráfego muito intenso. Além disso, verifique se as coberturas do seu seguro são suficientes para garantir a sua proteção em caso de imprevisto. Contacte o seu mediador para ver se está devidamente prevenido!
Durante a viagem:
Durante a viagem, deve verificar se o GPS tem o destino final e o melhor percurso para chegar lá. Caso se trate de uma viagem grande, deve ainda ter os números de emergência perto de si e os equipamentos em caso de avaria. Além disso, informe-se sobre quais os postos de combustível que existem no percurso e leve mantimentos para evitar paragens desnecessárias. No entanto, não se esqueça de parar para descansar de duas em duas horas.
Depois da viagem:
No final da viagem, informe-se acerca dos locais onde pode estacionar o seu veículo e das regras principais de condução, se estiver a viajar para um país estrangeiro.
Seguro Automóvel, Simples e Fácil! Na SEPTOR tem preços Desde 9€ / Mês! Simule Já!