Plano de Saúde VS Seguro de Saúde

Image

Plano de Saúde VS Seguro de Saúde: qual compensa?

 

As opções ao serviço de saúde pública são o plano de saúde e o seguro de saúde. Embora a uma vista desatenta estes pareçam iguais, estes têm as suas diferenças que devem, sem dúvida, ser tidas em conta na hora de escolher o mais acertado e evitar dissabores. Sabe quais as semelhanças e as diferenças entre estas? Conhece em que situações pode ser vantajoso ter um em relação ao outro?

Segundo a Associação Portuguesa de Seguradores, as preocupações com os cuidados de saúde cresceram durante a pandemia, havendo um crescimento considerável no número de apólices de seguros de saúde. Então, sabendo que apostar na saúde é o melhor investimento que pode fazer, fique a saber qual a forma mais adequada de o fazer.

 

Seguro de Saúde: Como funciona

 

Um seguro de saúde é um produto de proteção que cobre riscos relacionados com a prestação de cuidados de saúde, mediante as coberturas e os respetivos limites de capitais que constam nas condições do contrato, segundo a ASF. Ou seja, o seguro de saúde garante o pagamento, seja total ou parcial, de despesas médicas como cirurgias, internamentos consultas e medicamentos, segundo os valores previstos.

O preço do seguro de seguro varia não só em função das coberturas, mas também em função da idade. Desta forma, quanto mais abrangente for o seguro, maior será o seu valor. Além disso, vale a pena ter em conta que os pagamentos das despesas de saúde podem ser feitos de duas formas: através de um sistema de reembolso ou através de um sistema de copagamento. Adicionalmente, existem seguros que combinam ambas as modalidades.

Normalmente, a modalidade de reembolso é usada para cuidados de saúde fora da rede de serviços convencionada. Por seu turno, a modalidade de copagamento, vantajosa quando o cuidado médico é dispendioso, é feita dentro da rede convencionada de serviços.

O Seguro de Saúde obedece a um conjunto de normas e tem a supervisão da ASF, o que acaba por ter vantagens ao ponto de vista do utilizador. Ainda assim, é importante que se informe bem acerca das coberturas e exclusões do seu seguro, a fim de se certificar que o seu seguro vai mesmo ao encontro das suas necessidades.

Apesar de este ser frequentemente mais dispendioso que o plano de saúde, é importante ter em conta que este oferece mais coberturas e o protege em mais situações. Mesmo assim, vale a pena ter em conta que o seguro de saúde é a opção que, realmente, pode ser usado como alternativa ao sistema de Saúde público ou como complemento a este.

 

Plano de Saúde:

 

Um plano de Saúde funciona como um cartão de descontos. Ou seja, mediante o pagamento de um valor mensal, permite acesso a cuidados de saúde a um preço mais reduzido, numa rede de prestadores de cuidados de saúde. Não sendo um seguro, não está sujeito à supervisão da ASF nem a exclusões por doença anterior. Para além disso, não contempla a possibilidade de aceder a cuidados de saúde fora da rede de prestadores.

Nos planos de saúde, o utente tem direito a consultas, exames e tratamentos. No entanto, não incluem procedimentos complexos tais como cirurgias. Consequentemente, tenha em conta que nem sempre pode contar com o seu plano de saúde.

 

Qual a melhor opção?

 

A melhor opção depende, claro está, das suas necessidades de cuidados de saúde. Enquanto que se não tiver grandes necessidades de cuidados de saúde um plano de saúde pode ser suficiente, se pretende acautelar uma possível cirurgia ou aceder com frequência ao privado para consultas, o seguro de saúde é certamente a opção.

É importante ter em conta que, nas opções menos completas do seguro de saúde, o custo é idêntico àquele do plano de saúde e, caso utilize o seguro com frequência, acaba por economizar em qualquer que seja a modalidade utilizada (copagamento ou reembolso). Além do mais, tenha em conta que optar por um plano de saúde pode sair caro caso, por exemplo, tenha de realizar exames dispendiosos ou fazer uma cirurgia.

Por tudo isto, a SEPTOR aconselha sempre um seguro de saúde, tendo em conta a variedade de oferta disponível a diferentes preços. Se quiser estar realmente estar protegido contra os imprevistos, esta será certamente a solução, quer queira uma solução para maiores de 55 anos ou uma para a sua família.

Conheça o Seguro Saúde AdvanceCare

O seu seguro de Saúde a partir de 8,00€ /Mês que já tem médico em casa e muito mais...

Image
Author
Equipa Septor
Publicado a
18 de Dezembro, 2021
Tempo de Leitura
5 minutos
Partilhar