Em que situações precisa de um seguro de responsabilidade civil?

Image

Em que situações precisa de um seguro de responsabilidade civil?

Caso seja proprietário de um automóvel, necessita de subscrever um seguro de responsabilidade civil para circular em conformidade com a lei.

No entanto, poderá desconhecer que esta proteção é igualmente solicitada noutras situações, nomeadamente para algumas profissões e empresas.

Se tem uma empresa, saiba que existe obrigações legais em alguns setores de atividade, nomeadamente a obrigatoriedade de a empresa ter um seguro de responsabilidade civil que proteja um terceiro (os seus clientes) na eventualidade de existir um sinistro.

No entanto será importante de referir que existe algumas exclusões legais, nomeadamente:

  • Prejuízos que resultem de acidentes que devam estar cobertos por outro seguro obrigatório, definido por lei, como é o exemplo dos acidentes de trabalho;
  • As indemnizações resultantes de multas, taxas ou pagamento de fiança;
  • Os danos causados por ações de terrorismo, guerra, distúrbios ou greves, entre outros.

Que tipo de coberturas poderemos encontrar num seguro de responsabilidade civil?

Esta proteção cobre o segurado quando este cause danos a terceiros. Com um seguro de responsabilidade civil sabe que a seguradora assume a indemnização devida aos lesados, em caso de acidente.

As pessoas que exerçam atividades consideradas de risco (como industrial, de produção de energia, de montagem de determinados equipamentos, caça, etc.), determinadas profissões liberais (como advocacia ou mediação imobiliária) ou mesmo em casos mais comuns e familiares (como a habitação própria ou os animais domésticos) devem ter um seguro de responsabilidade civil.

As empresas são igualmente obrigadas a realizar este plano de proteção, seja para a sua atividade, seja para os colaboradores. Os seguros de responsabilidade civil para o seu negócio cobrem os danos causados acidentalmente durante o exercício da atividade ou que decorram do exercício dessa tarefa profissional.

Como verificar se precisa desta proteção?

Em algumas situações, são obrigatórios e noutras facultativos. No site da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) encontra a lista das situações em que são exigidos por lei.

Mesmo nos casos em que este seguro não seja obrigatório, é prudente que analise quais os riscos que corre e se o investimento na segurança compensa.

Poderá solicitar à Septor Seguros sem qualquer compromisso os cenários que cobre e o produto mais adequado e competitivo para o seu caso.

Em determinadas situações, pode encontrar um seguro de responsabilidade civil mais completo, com as melhores coberturas que o irá proteger na sua atividade profissional.

Conheça o Seguro Responsabilidade civil geral

Proteja-se com o Seguro de Responsabilidade Civil para empresas e assegure a estabilidade do seu negócio. Garanta o pagamento de prejuízos.

Image
Author
Equipa Septor
Publicado a
14 de Fevereiro, 2021
Tempo de Leitura
3 minutos
Partilhar