Como escolher o melhor seguro de saúde

Image

Guia para escolher o melhor seguro de saúde

Hoje em dia, quase um terço dos portugueses com mais de 15 anos têm um seguro de saúde. No entanto, apesar de a procura por cuidados de saúde de elevada qualidade se ter democratizado, nem todos têm o seguro de saúde que melhor se adequa às suas necessidades. Fatores como a sua idade e a composição do seu agregado familiar, por exemplo, podem ter um impacto significativo na sua escolha. Por isso, a tarefa de escolher o melhor seguro de saúde pode ser mais complexa do que o que parece. Continue a ler o artigo para ficar a saber o que deve ter em conta antes de tomar a sua consideração.

1. Porque deve fazer um seguro de saúde?

Se precisar de ir ao médico e lhe disserem que só o pode fazer daí a umas semanas, irá ficar frustrado, mas, acima de tudo, irá correr um grande perigo para a saúde. Em boa verdade, recorrendo ao SNS pode ter de esperar quase um ano para ser atendido em casos não urgentes. Ao fazer um seguro de saúde para si e para a sua família, deixa de estar suscetível a estes intermináveis períodos de espera.

Para além disto, o seu seguro de saúde também lhe pode permitir ter um médico em casa e comparticipação de consultas na nossa Rede da AdvanceCare, que cobre todos os concelhos de Portugal Continental e ilhas, por exemplo. Além do mais, o seguro pode ter um custo tão acessível como oito euros por mês.

2. Como escolher um bom seguro de saúde
Escolha a modalidade do seguro:

Os seguros de saúde podem vir em diferentes modalidades: os de reembolso, os de assistência e os mistos.

Relativamente à modalidade de reembolso, entende-se que os segurados podem escolher qual o médico ou serviço de médicos que pretendem usufruir, ficando a cargo do cliente o pagamento total do serviço. Posteriormente, estes deverão remeter o comprovativo de pagamento para a seguradora que irá reembolsar uma importância predefinida do valor.

No que toca à modalidade de Assistência, esta refere-se a uma modalidade em que a opção do cliente está confinada a uma rede de serviços de saúde que a própria seguradora disponibiliza. Nestes casos, fica a cargo do cliente apenas uma pequena parte do pagamento.

A SEPTOR aconselha a escolha de serviços mistos. Tal deve-se ao facto de, nestes casos, o cliente dispor de uma rede de serviços médicos ampla da seguradora, para além de poder escolher onde deseja usufruir de serviços médicos fora dessa mesma rede.

 

Selecione as coberturas corretas

Antes de mais, a fim de escolher o melhor seguro de saúde, é necessário escolher as coberturas corretas. Afinal, as nossas necessidades de saúde aos 25 anos são diferentes das que temos quando completamos 55.

A hospitalização é a cobertura base da maioria dos seguros, envolvendo internamentos e cirurgias, mas a subscrição das outras coberturas depende do seu perfil. Na lista abaixo, encontrará algumas coberturas importantes.

  • Ambulatório: todas as despesas relacionadas com consultas, exames, análises e fisioterapia.
  • Parto: esta cobertura representa, sem dúvida, uma mais valia para quem pretende aumentar a família.
  • Estomatologia: garante o pagamento de despesas com dentistas e com as restantes áreas da medicina dentária. É especialmente importante para quem prevê um tratamento prolongado de ortodontia ou para quem tem filhos pequenos com dentes em crescimento. Afinal, estes devem ir a uma consulta de seis em seis meses

Tenha em conta que, para além das coberturas acima mencionadas, um seguro de saúde pode garantir o pagamento das despesas com próteses (como, por exemplo, as lentes graduadas), lentes e medicamentos. Além disso, o seu seguro pode também incluir uma segunda opinião médica e uma proteção adicional para as doenças consideradas graves.

 

Tenha em atenção o período de carência

O período de carência é o lapso de tempo em que não se pode acionar o seguro após a subscrição. Na maioria dos seguros de saúde este varia entre os 90 dias para consultas e 365 dias para parto. Se já tiver, no entanto, um seguro de saúde e o quiser transferir para outra seguradora, o período de carência não é aplicável.

 

Veja o melhor seguro para cada idade

É importante ter em conta que as suas necessidades de saúde se vão alterando ao longo da vida. Existem seguros ajustados ás suas necessidades. Por exemplo, se juntar elementos da sua família ao seguro (os seus e o seu conjugue, por exemplo), conseguirá poupar no prémio do seguro. Todavia, deve ter em atenção que a maioria dos seguros apenas incluem os seus filhos até aos 25 anos de idade, havendo, por outro lado, seguros ajustados às necessidades dos jovens adultos. E, se tiver mais de 55 anos, este é o seguro ideal para si.

 

O seu historial clínico e idade são apenas alguns dos muitos fatores a ter em conta aquando a contratação do seu seguro de saúde. A fim de garantir que está a contratar o seguro mais adequado às suas necessidades, contacte-nos.

Conheça o Seguro Saúde AdvanceCare

O seu seguro de Saúde a partir de 8,00€ /Mês que já tem médico em casa e muito mais...

Author
Equipa Septor
Publicado a
18 de Setembro, 2021
Tempo de Leitura
5 minutos
Partilhar