Seguro para Erasmus: o que é e como funciona
Ir estudar uns meses no estrangeiro num programa como o Erasmus+ é uma experiência muito enriquecedora, mas também acarreta os seus riscos. Por isso, existem muitos seguros específicos para isso que te podem proteger. Neste artigo, vais encontrar tudo o que precisas de saber para ter toda a proteção necessária para estudar no estrangeiro.
O que diz a Lei sobre os seguros Erasmus?
A Comissão Europeia afirma que quem pretende participar em atividades de mobilidade ao abrigo do programa Erasmus+ tem de estar coberto contra os riscos inerentes à respetiva participação nessas atividades. Embora o programa deixe aos organizadores do projeto a responsabilidade de procurar a apólice de seguro mais adequada, em função do tipo de projeto realizado e os tipos de seguro disponíveis a nível nacional, a verdade é que é sempre mais prudente ir com uma proteção extra.
Em qualquer caso, é necessário que estejam cobertos os seguintes domínios:
- O seguro de viagem, se relevante;
- Acidentes e doenças graves (incluindo a incapacidade permanente ou temporária);
- Morte (incluindo a repatriação em caso de projetos desenvolvidos no estrangeiro);
- Seguro de responsabilidade civil.
Que tipo de seguro me pode proteger?
Existem alguns seguros de viagem que, quando complementados com determinadas coberturas, garantem o pagamento de diferentes tipos de despesas para quem estiver fora de Portugal. A maioria também garante indemnizações por morte ou invalidez, assim como o pagamento de despesas médicas ou de danos a terceiros.
Por outro lado, começam a existir alguns produtos específicos que garantem proteção a quem vai estudar no estrangeiro em mobilidade. Estes produtos, como o Seguro Erasmus, têm duração variável (de 3, 6 ou 12 meses) e, além de cobrirem todos os domínios requeridos pela União Europeia, também têm outras coberturas importantes. Por exemplo, oferecem-lhe proteção em caso de roubo, furto, queda ou curto circuito do teu computador ou tablet.
A Saúde:
Normalmente, as despesas médicas são uma preocupação muito grande junto das famílias e dos estudantes de Erasmus. Por um lado, os portugueses podem usar o cartão europeu de seguro de doença. Este permite-lhe aceder a cuidados médicos de modo semelhante aos beneficiários do sistema público de saúde desse determinado país. Por outro, os sistemas de saúde não são todos iguais e as listas de espera nem sempre são as mais convenientes. Por isso, um seguro que lhe permite ter acesso a cuidados de saúde no setor privado pode ser uma vantagem muito importante.
Nestes casos, era de esperar que pudesse usar o seu seguro de saúde normal. No entanto, os seguros de saúde costumam exigir que informe a seguradora antes da partida e que a estadia não exceda os 60 dias. Assim sendo, é mesmo melhor que contrate um bom seguro de Erasmus que o possa proteger quando precisa.
Se tiver alguma dúvida sobre este assunto, não hesite em contactar uma equipa de profissionais prontos para o ajudar!
O seguro erasmus - estudar no estrangeiro é uma segurança para alunos portugueses a estudar fora do país. Um seguro que fala a tua língua!




