Vespa asiática: o que fazer em caso de picada de vespa

Uma picada de vespa ou de abelha nunca é confortável. Por isso, é normal ficar desconfortável da presença de um inseto desse tipo. Em particular, a vespa asiática tem sido a causa de muitas preocupações por todo o país. Neste artigo, encontra o que precisa de saber sobre a picada da vespa asiática.
Como identificar a vespa asiática:
A vespa velutina, também conhecida por vespa asiática, é uma espécie invasora originária do sudeste asiático que tem tendência a instalar-se, sobretudo, em áreas urbanas ou periurbanas. Em termos ambientais e económicos podem constituir um problema, uma vez que são predadores das abelhas europeias (por exemplo, a abelha do mel) e tiram espaço às vespas europeias, o que pode causar distúrbios ambientais graves. Assim, se avistar um ninho de vespa asiática deve denunciá-lo às autoridades.
A picada de vespa asiática é mais perigosa?
Por norma, as picadas de vespa são simplesmente dolorosas, podendo causar inchaços na zona em questão. No entanto, quando a picada é em zonas sensíveis, como o pescoço, é sempre recomendável dirigir-se a um centro de saúde. Em caso de alergia, que é menos frequente, deve ligar ao 112 ou dirigir-se de imediato a um centro de saúde ou hospital.
Se apenas sofrer uma picada de vespa asiática, esta não é muito diferente da picada das vespas europeias, tirando o facto de ser um pouco mais dolorosa. No entanto, é mais agressiva, podendo picar várias vezes, o que aumenta a quantidade de veneno injetada. Além disso, também pode picar quando se sente ameaçada, mesmo quando está longe do ninho.
Fui picado por uma vespa. E agora?
Quando se é picado por uma vespa asiática, é muito importante agir rapidamente para minimizar os sintomas e prevenir complicações. Nestas situações:
- Mantenha a calma: o medo e a ansiedade podem piorar a reação alérgica. Por isso, respire fundo e tente acalmar-se;
- Afaste-se do local onde foi picado. As vespas podem libertar feromonas que encorajam outros insetos da colónia a atacar, por isso, afastar-se do local é a melhor forma de evitar mais picadas;
- Lave a picada com água abundante e sabão para eliminar os restos do veneno. Se possível, aplique um antissético suave;
- Também é aconselhável aplicar gelo durante 10 minutos para diminuir a dor e o inchaço.
- Evite comprimir a zona da picada. Não use pinças, uma vez que pode espalhar mais o veneno, e tente retirar anéis, pulseiras, ou objetos que possam comprimir a zona;
- Em caso de necessidade, tome um analgésico.
E quando tenho reações alérgicas?
Nos casos de alergia severa ao veneno das vespas pode entrar em choque anafilático. Isto é, pode desencadear-se uma reação que envolve todo o organismo e que pode mesmo ser fatal. Por norma, este ocorre cerca de uma hora após a picada.
Os sinais de alerta para um potencial choque anafilático são:
- Comichão generalizada;
- Urticária, ou seja, uma erupção cutânea, com o aparecimento de pequenas lesões rosadas ou avermelhadas acompanhadas de sensação de queimadura ou comichão;
- Angiodema, que se manifesta através do inchaço nas zonas onde a pele está menos esticada, como as pálpebras, lábios, face ou pescoço;
- Dificuldade em respirar, devida à constrição dos brônquios;
- Náuseas, vómitos ou espasmos abdominais;
- Tonturas ou perda de consciência;
Se verificar um conjunto destes sintomas, deve ligar para o número de emergência (112) imediatamente, uma vez que o choque anafilático se trata de uma emergência médica com risco de vida.
Onde o podemos ajudar:
Se a reação não for assim tão violenta, pode ir pelo seu pé a um hospital, para receber a assistência médica devida. Com o Seguro de Saúde da SEPTOR, tem à sua disposição várias clínicas e hospitais privados, onde poderá ser tratado com toda a tranquilidade.
O seu seguro de Saúde a partir de 8,00€ /Mês que já tem médico em casa e muito mais...